A importância da internet para o turismo

A IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA O TURISMO

 

A onipresença da Internet, sua facilidade de uso e o preço do equipamento necessário cada vez mais acessível fazem dela uma plataforma excelente para uma comunicação mais efetiva com os clientes.

A Internet, enquanto novo veículo de comunicação possui vantagens sobre os demais veículos já conhecidos.

Dentre as principais características, especialmente em se tratando de relações no setor turístico, destacam-se as seguintes:

1.    A Internet, no caso do turismo, é uma excelente maneira de comunicação entre os usuários e os respectivos prestadores de serviços. Os sites de pousadas e hotéis, por exemplo, na divulgação de um novo serviço ou de seus serviços de reservas e hospedagens, acabarão por conseguir maior lucratividade não somente pelas informações colhidas e pelas reservas feitas através do site, mas pelo envio de orientações e conselhos que demonstrem ainda mais atenção e qualidade ao serviço que o consumidor merece;

2.    A informação vende os produtos na Web. Especialistas de marketing e vendedores on-line enchem os sites com conhecimento, sugestões, eventos, notícias e atributos sobre os produtos. No entanto, nunca substituirão as compras cara a cara, muito pelo contrário, haverá uma tendência de empresas reservarem sempre algo que só pode ser visto ao vivo. No caso do produto turístico, de maneira geral, onde a Internet permite aos seus usuários o conhecimento prévio de imagens, de lugares e destinações turísticas com elevado grau de detalhamento, embora não substitua o desejo e o consumo das viagens. Como forma de conhecimento é absolutamente pertinente, atendendo a todos os interesses, inclusive de divulgação nas vendas de pacotes de reservas de hotéis e tantos outros. Mas o consumidor de produtos turísticos não se satisfaz com esta visão, que, pelo contrário, muitas vezes passa a ser um estimulante na decisão final do deslocamento físico para o pólo turístico desejado.

3.    A agilidade de comunicação permite que as transmissões instantâneas, imediatas, em que um simples computador, numa linguagem atualizada, em tempo real, transmita e receba as informações solicitadas. Esta comunicação deve atender as necessidades reais de cada usuário – incluindo não só os dados e textos, mas também imagens, gráficos, multimídia – sendo de extrema importância para uso da indústria turística, como chave de diferenciação no século XXI.

4.    No mundo econômico da Web, o turismo e qualquer negócio podem ser globais com enorme facilidade e mínimo custo. Excluindo a localização como obstáculo para o comércio, vemos que a criatividade e a habilidade se tornam cada vez mais qualidades inerentes na construção de um site bem sucedido, tendo seu reconhecimento em qualquer parte do mundo ao mesmo tempo.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s